Jogar Paciência Spider









- Confira aqui como Jogar Paciência Spider Online de 1 naipe

Instruções para este game(Curiosidades e Origem do Jogo mais abaixo)

Ao apertar o botão START o seu jogo de Paciência Spider na versão fácil de 1 naipe se iniciará.

O objetivo do jogo é mover as cartas com o intuito de fazer sequências que vão do Rei (K) ao Ás (A).

Clique no maço de cartas encontrado na parte inferior direita da mesa para distribuir mais cartas, tal recurso deve ser usado preferencilmente quando o seu jogo estiver um uma situação na qual nenhuma movimento pode ser realizado. Apesar de não ser tão recomendado, você também pode clicar neste baralho para dar mais cartas na parte inferior da mesa, a qualquer momento que lhe convenhar. Embora o ideal mesmo, é somente utilzar estas cartas quando o seu jogo estiver ‘travado’.

Aranha Vermelha da Paciência Spider

Aranha da Paciência Spider

Um detalhe a se lembrar é que, tais cartas do maço na parte inferior direita da mesa só podem ser distribuídas se você possui ao menos uma carta em cada uma das 10 colunas diponíveis na mesa.

Muitas pessoas se incomodam com os sons e barulhinhos que o jogo pode fazer, logo, se você for uma destas pessoas, você pode simplesmente mutar este jogo de Paciência. Para mutar o game basta clicar no botão do alto-falante que se encontra na parte inferior do jogo. Este acaba sendo muito útil se você estiver jogando durante o seu trabalho ou nas altas horas da noite, pois ninguém notará o quão concentrado(a) você está em vencer estar partida de Paciência Spider.

Ao lado esquerdo do botão do alto-falando, existe um botão com um ponto de interrogação, este ao ser clicado fará com que a tela do seu jogo retorne para a tela principal desta Paciência, aonde as regras (em Inglês) foram explicadas assim que o jogo foi carregado. (Que são exatamente as regras que descrevemos logo acima). Se você apertou este botão por engano, não se preocupe, pois a sua partida continuará salva, para retornar ao seu jogo basta clicar no botão START. Na verdade o jogo não se reiniciará, apenas voltará para onde você o havia largado pela última vez.

Pilhas de Cartas

Pilhas de Cartas

A caixinha ‘SCORE’ é o placar da sua partida. Nele é mostrada a pontuação do seu jogo de Paciência Spider. É valido lembrar a pontuação neste game é calculada de modo que cada movimento que você realiza, -10 pontos são retirados do seu SCORE. Deste modo, quanto menos movimentos você realizar para vencer o jogo, maior será a sua pontuação. Para dicas de como vencer os jogos Paciência Spider Online em menos movimentos, veja aqui.

Se você está apenas aprendendo ou passando o tempo, você pode desconsiderar o placar e se focar apenas em vencer o jogo. Agora, se você está treinando para as versões mais difíceis, uma conferida no placar e uma atenção à sua pontuação final são sempre bem-vindas para o desenvolvimento do seu jogo. Sua pontuação final é o resultado da quantidade de movimentos totais que você precisou realizar para vencer o jogo. Cada movimento, como mencionamos acima, lhe custa 10 pontos (-10) e cada vez que você se desfizer de uma coluna (uma sequência completa do Rei [K] ao Ás [A]) você recebe 1990 pontos. Com isto a pontuação máxima deste jogo em um cenário ideal seria 15920 pontos (8 colunas de sequências x 1990), isto se todas as cartas viessem em sequência e todas as cartas utilizadas do baralho na parte inferior se encaixassem perfeitamente em sequência e pudessem ser desfeitas sem nenhum movimento. Porém, não vá nem sonhando com um Score tão próximo a este, pois tal cenário ideal é quase matematicamente impossível.

Botão Score

Cuidado com o botão GIVE UP! Ele significa DESISTIR! Ao apertá-lo você será perguntado(a) se realmente deseja desistir da partida. Se você apertar ‘YES’ (sim), você perderá o jogo e será redirecionado(a) para a tela inicial do jogo. Muitas vezes se o seu jogo estiver ruim, ou não haver mais possibilidades de movimentos, você pode apertar o botão GIVE UP, seguido de YES e depois reniciar um outro jogo, clicando em ‘Play Again’ (jogar de novo).

Uma outra maneira de iniciar a sua partida é apertando a tecla do seu teclado F5, esta ao apertada carregará a página do jogo novamente e este inciará em sua tela principal, aonde você para começar a jogar basta clicar em START.

Se você apertar o botão GIVE UP por engano, basta clicar em NO (Não) na janela que aparecerá, que você logo voltará para onde tinha deixado o seu jogo.

Basicamente, estas são as instruções para jogar este jogo de Paciência Spider Online na versão de 1 naipe.

Boa sorte e bom divertimento neste clássico jogo de Paciência!

ORIGEM E CURIOSIDADES

Mesa de Paciencia Spider na verão de 2 naipes

Mesa de Paciencia Spider na verão de 2 naipes

A Paciência Spider (Spider Solitaire) não é um jogo novo, mas quando comparada com as versões dos jogos de Paciência mais clássicos, ela pode ser considerada bem nova. Mas não é por ser um jogo relativamente ‘novo’ que a Paciência Spider não possui uma história interessante. Seu nome em Português é derivado do nome original do game Spider Solitaire, que se traduzido literalmente seria chamado em Português de ‘Paciência Aranha’. Por algum motivo, seu nome não acabou sendo traduzido totalmente para a nossa língua e acabou ficando esta mescla de Português e Inglês: Paciência Spider. Spider que em Inglês significa Aranha.

Um nome um tanto peculiar, se não estranho para um jogo de cartas. Você como muitas pessoas, já deve ter se perguntado: ‘mas qual seria o por quê deste nome?’.

Acredita-se que o nome deste jogo de Paciência recebeu o nome de ‘Aranha’ (spider), devido a semelhança do objetivo do jogo com uma Aranha. Na versão original do jogo, aonde os dois baralhos com 52 cartas são utilizados e os 4 naipes são jogados, o seu objetivo é realizar 8 sequências do Rei (K) ao Ás (A). 8 também é o número de patas que uma aranha costuma ter. Desta simples semelhança, muito acreditam que tenha surgido o nome de um dos mais populares jogos de Paciência, a Spider!

Aranha com oito patas

Aranha com oito patas – inspiração para o nome do jogo

Uma outra  hipótese para a escolha do nome dado ao jogo vem de suas semelhanças a uma outra versão da Paciência, a Scorpion (escorpião, em Inglês). Muitos acreditam que as duas versões do game tenham surgido na mesma época, pois as maneiras de jogar estas duas versões foram pela primeira vez descritas no famoso livro de 1949 chamado ‘The complete book of Solitaire and Patience Games’. Seu nome em português literalmente seria algo como ‘ O livro completo de Paciência e jogos de Paciência’.

Existem outras versões de Paciência também contindas neste manual de Solitaire, como a ‘Spiderette’ e a ‘Will O’ the Wisp’, que se assemelham bastante a versão original e clássica da Paciência Spider, que é a versão utilizando os 4 naipes do baralho. Apesar das semelhanças ineguáveis (até no nome, Spiderette), estas duas outras versões possuem suas características peculiares e modos de jogar um pouco difereciados.

Na versão clássica e original da Paciência Spider, os 4 naipes de dois baralho são utilizados com o objetivo de se formar 8 sequências  que vão do Rei (K) ao Ás (A). Esta versão é que fez este jogo de paciência se tornar tão popular ao redor do mundo, mas no entanto, o seu grau de dificuldade pode ser um bom desafio, principalmente aos jogadore iniciantes.  Foi justamente pensando em tornar esse divertido jogo mais fácil, que começaram a aparecer algumas versões mais simples da versão clássica que utiliza os 4 naipes, como as versões de 1 naipe e de 2 naipes.

Mesa de Spiderette

Mesa de Spiderette

Nestas versões aonde menos naipes são utilizados durante a partida, as chances dos jogadores de vencerem as partidas são aumentadas exponencialmente, o que para muitos acaba tornando o jogo mais simples e divertido. Apesar do surgimento destas ‘novas’ maneiras de jogar e do constante aparecimento de novos games,  ainda existe muitos players que preferem a versão mais difícil e original desto jogo.

Acredita-se que o motivo por trás do tremendo sucesso e popularidade da Paciência Spider ao redor do mundo é justamente o seu grau de dificuldade e a complexidade do raciocínio que deve ser empregado para conseguir vencer este viciante jogo de paciência.

Boa prática e divertimento as todos(as)!
Confira neste vídeo um rapaz vencendo a Paciência Spider na versão com 4 naipes:

Leave a Reply